Intercâmbio Cultural 2023

O Intercâmbio Cultural é um Programa do CPS ofertado aos Alunos dos Cursos Técnicos e Tecnológicos do Centro Paula Souza, que irá ofertar bolsas de um Curso de Imersão de Língua Inglesa ou Espanhola ao(s) melhor(es) aluno(s) de cada unidade. Para participar do processo seletivo é necessário verificar os requisitos no respectivo Edital.

Nem essa página de dúvidas e nem conteúdos de outros meios podem substituir a leitura do edital, que disciplina todo o processo do Intercâmbio Cultural.

Calendário Atualizado

EVENTOLOCALDATA
Lançamento do Editalhttps://arinter.cps.sp.gov.br/editais-
abertos/
09/08/2023
Encerramento das inscriçõeshttps://arinter.cps.sp.gov.br/editais-
abertos/
23h59 do dia
31/08/2023
Divulgação dos estudantes classificados
(Não é a lista definitiva)
mobilidade.arinter@cps.sp.gov.brA partir de
02/10/2023
Interposição de recurso
(Anexo 2)
mobilidade.arinter@cps.sp.gov.br48 horas a partir da divulgação da lista de classificação
Resultado do recurso e divulgação final  dos aprovadoshttps://arinter.cps.sp.gov.br/editais-abertos/A partir de
13/10/2023
Reunião Pré-EmbarqueA definirA definir
Período do IntercâmbioInstituição Estrangeira a definir1º semestre de 2024
* O cronograma de eventos relacionados ao Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza poderá sofrer alterações e ajustes.

 
 

Principais dúvidas e respostas

 

Quem pode se inscrever?
Apenas alunos regularmente matriculados em cursos do Centro Paula Souza podem se candidatar, desde que atendam a todas as regras definidas nos respectivos editais. Editais disponíveis no link:
Qual é o período de inscrições do Intercâmbio Cultural?

De 09/08/2023 até às 23h59 do dia 31/08/2023.

 

Qual o link para fazer a inscrição?

Para fazer a inscrição é necessário que o estudante leia atentamente os requisitos do edital e, depois, clique no botão “Inscrições” do site:

https://arinter.cps.sp.gov.br/editais-abertos/

 

Alunos transferidos, que ingressaram por vagas remanescentes ou são da modalidade intercomplementar podem se inscrever?

Não é possível a participação de estudantes recebidos por transferência, vagas remanescentes ou da modalidade intercomplementar para inscrição no edital do Intercâmbio Cultural, pois a classificação é realizada por Índice de Intercâmbio, cujo cálculo não considera aproveitamento de estudos, conforme a Deliberação 93 e todas as suas atualizações (link).

 

Qual é o login e a senha para a inscrição?

Não há nenhum login ou senha para a realização da inscrição no Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza.

Se eventualmente o link de alguma página com login e senha for direcionado ao candidato durante o processo de inscrição, essa página de login deve ser ignorada.

O e-mail de confirmação da inscrição automático é a mensagem oficial que confirma sua inscrição.

 

O sistema de inscrições da ARInter tem acesso aos meus dados acadêmicos?

Sim. O sistema de inscrições do portal da ARInter é integrado aos sistemas acadêmicos SIGA e NSA, de modo que a elegibilidade para a inscrição e o cálculo de classificação são gerados por algoritmos automatizados.

 

Quais os requisitos para os alunos de Etec se inscreverem?
Os estudantes de Etec devem estar matriculados na 2o. ano/série do Ensino Médio, Mtec, AMS, ETIM e estudantes dos cursos técnicos modulares concomitante/subsequente, que atendam a todos os critérios e requisitos do EDITAL ARI Nº 030/2023.

Os estudantes Etecs EaD (Educação a Distância) devem estar matriculados no 2º módulo e devem atender a todos os critérios e requisitos do EDITAL ARI Nº 031/2023.

 

Quais os requisitos para os alunos de Fatec se inscreverem?

📌 Os estudantes das Fatecs (modalidade presencial) deverão consultar no edital o PP de Intercâmbio (Percentual de Progressão de Intercâmbio) necessário para fazer a sua inscrição de acordo com o Edital ARI Nº 032/2023.

📌 Os estudantes das Fatecs (modalidade EAD) deverão consultar no edital o PP de Intercâmbio (Percentual de Progressão de Intercâmbio) necessária para fazer a sua inscrição de acordo com o Edital ARI Nº 033/2023.

📌 Os estudantes das Fatecs (modalidade AMS) deverão consultar no edital o PP de Intercâmbio (Percentual de Progressão de Intercâmbio) necessária para fazer a sua inscrição de acordo com o Edital ARI Nº 034/2023

📌 Os estudantes da Fatec São Paulo deverão consultar no edital o PP de Intercâmbio (Percentual de Progressão de Intercâmbio) necessária para fazer a sua inscrição de acordo com o Edital ARI Nº 035/2023

 

Onde posso encontrar as deliberações e portarias que regulamentam o Intercâmbio Cultural?

As deliberações e portarias que regulamentam o Intercâmbio Cultural podem ser encontradas em nossa página de Políticas:
https://arinter.cps.sp.gov.br/normas/

 

Preciso ter conhecimento de inglês ou espanhol para fazer o Intercâmbio Cultural?

Não. A bolsa é atribuída ao desempenho acadêmico do estudante de acordo com a Deliberação CEETPS Nº93 de 20 de julho de 2023.

Assim, não há necessidade de apresentação de certificação em língua estrangeira para participar do Intercâmbio Cultural, visto que tais certificações não são requisitos para a participação desse programa.

 

Sou ex-aluno de períodos onde não houve Intercâmbio Cultural. Posso me inscrever na edição 2023?

Não pode. Não há previsão para participações que envolvam caráter retroativo no Intercâmbio Cultural.

As inscrições permitidas são apenas as que atendem às condições definidas em edital, sem exceções.

 

O que a bolsa Contempla?
  • Passagem aérea de ida e volta em classe econômica e com uma bagagem despachada de até 23 kg, saindo do Aeroporto Internacional de Guarulhos.
  • Curso intensivo de língua estrangeira com duração aproximada de 4 semanas, sendo 20h/semana, incluindo atividades extracurriculares e uma visita técnica a empresas e/ou instituições.
  • Acomodação e alimentação (café da manhã e jantar) em casa de família.
  • Seguro-viagem e cobertura de saúde.
  • Traslado entre o aeroporto e a acomodação na chegada no país de destino e traslado para o aeroporto no retorno ao Brasil.
  • Transporte público durante o período do intercâmbio para deslocamento da hospedagem até a instituição de ensino.
  • Ajuda de custo no valor total de £ 400,00 (quatrocentas libras) para a Inglaterra; € 400,00 (quatrocentos euros) para a Irlanda; US$ 400,00 (quatrocentos dólares) para Estados Unidos ou US$ 400,00 (quatrocentos dólares) para a Argentina.
  • Chip de celular com pacote de internet pré-pago com no mínimo 10 GB. Identificação do Programa (camiseta, mochila, moletom e identificação de bagagem).
  • Custeio das taxas consulares (Visto + SEVIS) – serviços de agenciamento para a emissão do visto, apenas para os classificados para os Estados Unidos.
  • Monitor para o acompanhamento do grupo de estudantes.

 

Quais os destinos do Intercâmbio Cultural?

Os países de destino na edição 2023 do Intercâmbio Cultural serão:

  • Estados Unidos;
  • Inglaterra;
  • Irlanda e
  • Argentina.

 

Posso escolher o meu destino no Intercâmbio Cultural?

Não. O destino e o período de embarque serão definidos pela Agência Contratada de forma aleatória e não poderá ser alterado em nenhuma circunstância.

 

Posso escolher o período e o grupo de embarque no Intercâmbio Cultural?

Não pode. A montagem dos grupos de embarque e o calendário de participação são definidos de maneira aleatória pela agência organizadora do Intercâmbio Cultural definida em licitação.

 

Quais serão as etapas de classificação?

1ª Etapa (Eliminatória): Deferimento ou indeferimento das candidaturas conforme requisitos e procedimentos estabelecidos em edital;

2ª Etapa (classificatória): Classificação dos alunos com candidatura deferida em ordem decrescente pelo Índice de Intercâmbio Final – IIF instituído pela versão mais recente e atualizada da DELIBERAÇÃO CEETEPS – 37, DE 10-08-2017 e pela DELIBERAÇÃO CEETEPS – 93, DE 20-07-2023;

3ª Etapa (convocatória): os estudantes selecionados deverão apresentar a documentação solicitada pela ARInter dentro dos prazos estabelecidos. Em caso de não atendimento de envio de documentos dentro dos prazos ou de desistência, o classificado perderá a sua bolsa e ela será destinada à lista reserva, conforme critério descrito em edital.

Em casos de empate, será seguido o critério definido no Anexo I da DELIBERAÇÃO CEETEPS nº 37/2017 e todas as suas atualizações.

 

Vou precisar de passaporte para o Intercâmbio Cultural?

Para realizar o Intercâmbio Cultural será necessário a emissão de passaporte, apenas os alunos que tiverem bolsa com destino países de língua inglesa. Contudo, poderão ocorrer mudanças devido a exigências diplomáticas.

Contudo, a Assessoria de Relações Internacionais, recomenda que não seja dispensado recursos para este fim até que haja a confirmação final da classificação do estudante para uso da bolsa. A classificação final será publicada após o prazo de interposição de recursos.

A antecipação de custos para este fim será de responsabilidade do aluno e/ou de seu responsável.

 

Como realizar a inscrição?

As inscrições são feitas exclusivamente pelo site de editais abertos da ARInter e exclusivamente utilizando o Sistema ARInter. O sistema é configurado para permitir a inscrição apenas dos alunos que atendam a todos os critérios de inscrição. Outros alunos não terão acesso à inscrição e podem visualizar apenas uma página em branco ou outros editais para os quais eles possam se inscrever.
Apenas alunos que atendam a todos os critérios e requisitos do respectivo edital podem participar do Intercâmbio Cultural.

https://arinter.cps.sp.gov.br/editais-abertos
As inscrições estarão abertas a partir do dia 09/08/2023 até às 23h59 do dia 31/08/2023.
Procedimento para inscrições:
Acessar o link https://arinter.cps.sp.gov.br/editais-abertos/;
1 – Preencher e submeter a inscrição do referido Edital;
2 – Validar inscrição por meio do link recebido no e-mail indicado no ato da inscrição;
3 – Aguardar a mensagem eletrônica de confirmação da inscrição.
4 – As informações prestadas no momento da inscrição devem ser verdadeiras e são de inteira responsabilidade do candidato, que fica ciente de que qualquer falsa informação, omissão ou erro implicará em sua exclusão do processo seletivo a qualquer tempo;
5 – Inscrições incompletas, após o prazo, efetuadas erroneamente ou não submetidas serão invalidadas;
6 – A ARInter não se responsabiliza por problemas de conexão e/ou falhas na comunicação por meio da Internet.

O aluno que tiver participado de edições anteriores do Intercâmbio Cultural oferecido pelo Centro Paula Souza não poderá se inscrever.

O aluno que tiver participado de outro programa de intercâmbio presencial do Centro Paula Souza no ano corrente, não poderá se inscrever, conforme Portaria CEETEPS-GDS – 1009, de 2-7-2015 e suas alterações.

O aluno que tiver sido desistente de outro programa de intercâmbio do Centro Paula Souza, não poderá se inscrever, conforme Portaria CEETEPS-GDS – 1009, de 2-7-2015 e suas alterações.

 

O que a bolsa contempla?

A bolsa contemplará um Curso de Intensivo em Língua Inglesa ou em Língua Espanhola, as passagens de ida e volta em classe econômica, o custo da hospedagem em casa de família, alimentação (café da manhã e jantar), traslado no país de destino, seguro viagem e ajuda de custo.

 

Quais serão as etapas do processo de seleção?

A classificação terá as seguintes etapas: 

  • 1ª Etapa (Eliminatória): Deferimento ou indeferimento das candidaturas conforme requisitos e procedimentos estabelecidos em edital; 
  • 3ª Etapa (convocatória): os estudantes selecionados deverão apresentar a documentação solicitada pela ARInter dentro dos prazos estabelecidos. Em caso de não atendimento de envio de documentos dentro dos prazos ou de desistência, o classificado perderá a sua bolsa e ela será destinada à lista reserva, conforme critério descrito em edital. 
  • As informações prestadas no momento da inscrição devem ser verdadeiras e são de inteira responsabilidade do candidato, que fica ciente de que qualquer falsa informação, omissão ou erro implicará em sua exclusão do processo seletivo a qualquer tempo;
  • Em casos de empate, será seguido o critério definido no Anexo I da DELIBERAÇÃO CEETEPS nº 93/2023.

 

A bolsa cobre os custos com passaporte?

Não. Os custos com passaporte são do estudante.

Jamais faça nenhum gasto antes de ser contatado pela equipe da ARInter. A antecipação de qualquer gasto é de responsabilidade integral do aluno e/ou de seu responsável.

 

O Centro Paula Souza pode me ajudar com a emissão do passaporte?

Não. A emissão de passaporte é de exclusiva competência da Polícia Federal do Brasil, pois o passaporte é o documento de identidade que atesta a nacionalidade de seu portador e recebe os vistos e as anotações e registros pertinentes para a realização de viagens internacionais.

 

Vou precisar de visto para realizar o Intercâmbio Cultural?

Apenas os estudantes classificados para os Estados Unidos necessitarão de visto. O agendamento do visto será realizado pela Contratada, por isso orientamos que o estudante aguarde as instruções que serão enviadas.

Jamais faça nenhum gasto antes de ser contatado pela equipe da ARInter. A antecipação de qualquer gasto é de responsabilidade integral do aluno e/ou de seu responsável.

 

Onde será realizado o Curso?

Os países de destino na edição 2023 do Intercâmbio Cultural serão:

  • Estado Unidos;
  • Inglaterra;
  • Irlanda e
  • Argentina.

O inscrito não poderá escolher o destino ou a escola a frequentar com base em suas preferências, de modo que a alocação dos classificados em seu respectivo destino será definida pelas regras definidas em edital e pela empresa operadora do Intercâmbio Cultural, estabelecida em processo licitatório apropriado.

 

Quando mencionam Etecs, os institutos federais ou escolas técnicas estaduais ou particulares também contam para participar do intercâmbio?

Não contam. Apenas alunos regularmente matriculados nas Escolas Técnicas Estaduais – Etecs – e Faculdades de Tecnologia – Fatecs – vinculadas diretamente ao Centro Paula Souza participam do Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza, ainda assim, desde que atendam a todas as regras de inscrição do respectivo edital.

 

Como posso entrar em contato com a ARInter com dúvidas sobre o Intercâmbio Cultural?

No caso de dúvidas relacionadas ao entendimento do edital, envie um e-mail para:  mobilidade.arinter@cps.sp.gov.br

SEMPRE ENVIE OS SEGUINTES DADOS:

  • Nome completo e sem abreviações;
  • CPF;
  • Data de Nascimento;
  • Unidade em que estuda;
  • Curso e módulo/ano/série que estuda.

 

Alunos menores de idade podem participar do intercâmbio?

Se o aluno menor se enquadrar nas regras de participação definidas no edital, ele poderá se inscrever e concorrer à vaga, sendo que a eventual participação nas demais etapas do Intercâmbio Cultural dependerá de autorização por escrito dos responsáveis em formulário fornecido pela ARInter.
Os alunos menores embarcam em grupo, ou seja, eles são divididos em turmas, além de estarem acompanhados do monitor do grupo ao qual pertencem. O monitor será selecionado pela Contratada.

 

Não encontro o edital para professores ou funcionários administrativos se candidatarem à monitoria. Como me candidato à monitoria do Intercâmbio Cultural?

Ainda não há processo seletivo para monitoria aberto.

O processo de seleção da monitoria do intercâmbio será totalmente elaborado e aplicado pela agência operadora do Intercâmbio Cultural em período que será divulgado oportunamente.

 

Docentes do Centro Paula Souza podem se inscrever para monitoria dos grupos no Intercâmbio Cultural 2023?

Os monitores poderão se inscrever oportunamente, junto à Contratada e participar de processo seletivo que será coordenado por ela.

 

Estou tendo dificuldades com a inscrição. Onde e como posso pedir ajuda?

Antes de mais nada leia atentamente o edital e verifique se você se enquadra nas regras para inscrição. Caso você não atenda aos requisitos, o sistema não aceitará sua inscrição.

No caso de dúvidas relacionadas ao entendimento do edital, envie um e-mail para:  mobilidade.arinter@cps.sp.gov.br

 

Não recebi e-mail de confirmação da inscrição. O que houve?

Os alunos que não concluíram todas as etapas na inscrição não receberão o e-mail de confirmação.

 

O que é o Índice de Intercâmbio?

O Índice de Intercâmbio Final – IIF – é um valor numérico obtido a partir de um cálculo pensado e elaborado de modo a mensurar o desempenho acadêmico dos estudantes; para compreendê-lo melhor recomenda-se a consulta à Deliberação CEETPS Nº 37/2017 e todas as suas atualizações.

 

O que é o índice de PP da FATEC?

O PP – Percentual de Progressão significa a percentagem da carga horária já cumprida com efetivo aproveitamento pelo aluno em relação à carga horária total do seu curso.
PP = (C1 + C2 + … + Cn) x 100 / CT
Onde: C é a carga horária da atividade curricular e varia de 1 a n.
CT é a carga horária total do curso.

 

O que é o índice de PP de Intercâmbio da Fatec?

PP de Intercâmbio é o índice que define o percentual já concluído pelo estudante no curso em que está matriculado, com parâmetros específicos para os programas de intercâmbio do CEETEPS, conforme definição da Deliberação 37/2017 e todas as suas atualizações. Esse índice é relativo a cada curso e está disponível no sistema acadêmico SIGA.

Para o Intercâmbio Cultural 2023, o aluno Fatec só poderá se inscrever se possuir PP de Intercâmbio (Percentual de Progressão de Intercâmbio) de 50 a 75%, na data da obtenção dos dados acadêmicos (04/08/2023), com exceção da Fatec Votorantim.

O PP de Intercâmbio está acessível na página do SIGA do aluno Fatec e pode ser localizado na posição indicada na imagem abaixo:

 
 
O que significa o índice de PR da FATEC?

O PR – Percentual de Rendimento é o índice que indica a média acumulada de todas as atividades curriculares já realizadas pelo aluno e ponderada pela carga horária da respectiva atividade.

O PR é calculado ao final de cada período letivo e cumulativamente em relação aos períodos anteriores, enquanto perdurar a integralização do curso pelo aluno.

 

Se for contemplado para o Intercâmbio Cultural, serei dispensado das aulas nesse período?

Não. Para que os alunos não tenham prejuízos pedagógicos e acadêmicos, durante o período que estiverem fora do País no Programa de Intercâmbio, a Unidade do Ensino Médio e Técnico – Cetec e a Unidade do Ensino Superior de Graduação – Cesu, expedirão orientações complementares às Unidades de Ensino., de acordo com a Portaria de Intercâmbio Portaria CEETEPS-GDS – 1009, de 2-7-2015 e suas alterações e atualizações.

 

O que são dados congelados?

“Dados congelados” é um termo que se refere a informações coletadas e armazenadas em um determinado momento no tempo, e que são preservadas nesse estado para futuras análises, referências ou auditorias. Esses dados são chamados de “congelados” porque não são alterados ou atualizados após terem sido registrados. No caso do Intercâmbio Cultural 2023, foram congelados os dados dos estudantes até dia 04/08/2023, exceção da Fatec São Paulo.

 

Como calcular o Índice de Intercâmbio Final IIF – Etecs

O detalhamento acerca do cálculo do Índice de Intercâmbio Final efetuado para classificar os alunos está descrito na Deliberação 37/2017 e todas as suas atualizações.

 

Como calcular o Índice de Intercâmbio Final IIF – Fatecs

O detalhamento acerca do cálculo do Índice de Intercâmbio Final efetuado para classificar os alunos está descrito na Deliberação 37/2017 e todas as suas atualizações.

 

Como acompanhar as notícias e atualizações do Intercâmbio Cultural?

Mantenha-se sempre bem atualizado e em primeira mão sobre qualquer novidade relativa ao Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza seguindo o site e as redes sociais da ARInter:

@arintercps

#arintercps

 
 
 

 

Acesse e leia o edital

Siga nossas redes sociais e fique sempre atualizado sobre nossas oportunidades, programas e informações:

Administração Central
Rua dos Andradas, 140 - Santa Ifigênia
CEP 01208-000 – São Paulo – SP
Telefone:
+55 11 3324-3300
Horário de funcionamento:
Seg. a Sex. das 08h às 17h

Centro Paula Souza. Desenvolvido por AssCom/WEB. Todos os direitos reservados

Para saber mais como os dados pessoais são tratados em nosso site acesse: Aviso de Privacidade