Concurso Cultural Panamericano de Pintura Juvenil de Unificação Pacífica das Coreias

O Conselho Nacional de Unificação – Divisão Brasil, com apoio do KEISP – Centro de Educação Coreana, promoveu o Concurso Cultural Panamericano de Pintura Juvenil de Unificação Pacífica das Coreias, que neste ano recebeu um total […]

7 de junho de 2021 3:34 pm Destaque, Manchete, Notícias

O Conselho Nacional de Unificação – Divisão Brasil, com apoio do KEISP – Centro de Educação Coreana, promoveu o Concurso Cultural Panamericano de Pintura Juvenil de Unificação Pacífica das Coreias, que neste ano recebeu um total de 77 trabalhos, sendo 16 de alunos de ETEC.  

Dentre os premiados temos Leonardo Pereira Tamasi, que recebeu menção honrosa pela pintura “Caminho da Paz” e Carolina Dutra Moreira, que ganhou o Prêmio Especial com a pintura “Mãos para o Progresso”. Ambos são alunos da ETEC São Paulo e participam do Projeto Aula de Coreano nas ETECs, coordenado pela ARInter-CPS.  

Para Leonardo Tamasi, participar do concurso foi gratificante e encorajador e uma oportunidade para trabalhar suas habilidades em um tema tão importante como a unificação das Coreias, que tem sido abordado nas aulas de língua e cultura coreana. Ele afirma idealizou uma floresta, com um longo e difícil caminho em direção à luz, representando a direção que ambos os amigos, retratando os dois países, devem seguir, por mais que seja uma longa trajetória com várias dificuldades. 

Já para Carolina Dutra, participar do concurso foi divertido e desafiador ao mesmo tempo, pela proposta de transmitir em uma única imagem a representação do apaziguamento de conflitos entre duas nações. A sua inspiração foi uma foto do aperto de mãos dos líderes das duas nações.

Leonardo afirma que não tinha nenhum conhecimento prévio sobre a língua e cultura coreana, ao se inscrever no Projeto Aulas de Coreano nas ETECs, mas as iniciativas da professora e do consulado coreano com certeza motivam os alunos a sempre a aprender cada vez mais. 

Por sua vez, Carolina destaca que participar das aulas oferecidas pelo projeto está sendo uma experiência interessante e difícil, por ser um idioma com raízes culturais distintas e um vocabulário muito diverso, mas que, ao mesmo tempo, proporciona um panorama da cultura de um outro povo. Ele acredita que esta experiência vai abrir oportunidades na sua carreira futuramente.

Premiação – aluno Leonardo Tamasi
Premiação – aluna Carolina Dutra

Compartilhe


Veja também