Depoimentos de alunos classificados para o Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza 2023

ARInter CPS

Fatec

Intercâmbio

Confira os depoimentos de alguns alunos(as), que foram classificados para o Intercâmbio Cultural 2023 do Centro Paula Souza. É muita emoção, e oportunidade de experiências incríveis que levarão para a vida. Enquanto não embarcam nessa viagem de milhões, eles nos contam como foram os momentos quando viram seus nomes na lista definitiva de classificados.

“Eu me chamo Aurélio da Silva Bezerra, tenho 23 anos, moro em Diadema – SP e sou aluno do 2º módulo do curso Técnico em Logística, pela Etec Lauro Gomes – São Bernardo do Campo, São Paulo. Para mim, ter sido selecionado para realizar o Intercâmbio Cultural 2023 foi um grande presente que ganhei em toda a minha vida, pois nunca imaginava que conseguiria ganhar essa bolsa de estudos através do meu desempenho no curso que faço atualmente.

Quando vi essa notícia, fiquei tão feliz que compartilhei com a minha mãe, Josefa Maria, e ela já me incentivou a se inscrever no processo seletivo. Confesso que comecei a ter muita esperança que eu seria um dos alunos das Etec’s contemplado com essa viagem internacional. A partir desse dia, tenho sonhado com esse Intercâmbio Cultural 2023 e criado muita expectativa com tudo que vou viver durante 1 mês na Argentina estudando espanhol. Acredito que será uma experiência incrível e inesquecível!

Sou grato primeiramente a Deus por estar me abençoando muito e ter aberto essa grande porta na minha carreira acadêmica, também a minha mãe que sempre me apoia nos meus estudos e eu não poderia deixar de agradecer o Centro Paula Souza por me dar essa oportunidade de estudar fora do Brasil e contribuir com o meu desenvolvimento pessoal e profissional.

Mais uma vez, obrigado por tudo Centro Paula Souza!”

Aurélio da Silva Bezerra – 23 anos
Etec Lauro Gomes – São Bernardo do Campo – Técnico em Logística

“Meu nome é Carla Mayara, estudo na ETEC Tenente Aviador Gustavo Klug em Pirassununga e faço o curso de Contabilidade. Quando eu vi a inscrição para o intercâmbio me interessei, porém na minha mente eu não ia ser escolhida. Quando o resultado saiu eu fiquei em choque, os meus pais não sabiam de nada, pois eu não tinha contado, só os meus amigos sabiam, e quando vi meu nome na lista eu não sabia se eu ficava muito feliz ou extremamente ansiosa.

Quando contei para os meus pais, eles ficaram felizes mas ainda assim estão receosos, já que nunca saímos do país mas essa é uma oportunidade única que não podemos desperdiçar.

Estou muito ansiosa para esse intercâmbio, não vejo a hora de realizar esse sonho, conhecer novos lugares, novas pessoas e ter um novo aprendizado. Ainda não estou acreditando que vou nesse intercâmbio, não caiu a ficha, estou muito feliz e eu sei que essa vai ser a melhor experiência da minha vida.” 

Carla Mayara Gomes da Silva Neves – 20 anos
Etec Tenente Aviador Gustavo Klug – Pirassununga – Técnico em Contabilidade

Cynthia Lorena Amorim dos Santos -17 anos
ETEC Praia Grande – Técnico em Segurança do Trabalho – MTEC – PI

Meu nome é Danilo, tenho 30 anos, sou estudante do segundo módulo no curso técnico em logística da unidade Etec Rodrigues de Abreu-Bauru, a pouco descobri ser um dos contemplados do intercâmbio cultural 2023. Recebi por uma amiga a notícia de que eu estava classificado e desde então o coração está a mil, cheio de expectativas, será minha primeira viagem internacional e até mesmo de avião, uma explosão de novas experiências.

Estou muito ansioso para descobrir o destino e data da viagem, minha expectativa é que saia para Londres, pois sou encantado com a cultura inglesa, de qualquer forma irei abraçar quaisquer que for o destino pois todos tenho certeza que serão de grande conhecimento a ser agregado. Agora aguardar as próximas etapas, e em breve estar embarcando para esta aventura.”

Danilo Romualdo dos Santos – 30 anos
Etec Rodrigues de Abreu – Bauru/SP – Técnico em Logística

“Olá, meu nome é Derick Allan Araujo da Cunha, sou estudante da Etec Dr. Adail Nunes da Silva de Taquaritinga – SP. Atualmente cursando Recursos humanos. Desde o começo do curso, a Etec me trouxe coisas incríveis, como conhecimento, oportunidades e amizades. 

     No mês de agosto a professora Lucia Elena compartilhou no grupo da sala a oportunidade de fazer Intercâmbio Cultural, pelo Centro Paula Souza. De começo fiquei pensativo se me inscrevia ou não, pois não sei se eu passaria. Procurei a minha coordenadora, Rosângela Monteiro, e então ela me motivou a tentar. 

    Dias se passaram, a Diretora e a coordenadora aparecem na sala para dar a notícia, que eu havia sido selecionado para o Intercâmbio Cultural, é uma sensação incrível e inacreditável, é espetacular você olhar para si próprio e falar “Eu consegui”. Desde o momento da notícia até o atual momento Amigos, professores e família vem me ajudando. Inclusive a família ficou super orgulhosa, vim de uma família que não tem boas condições financeiras, é uma vitória para a família inteira. Eu espero que com esse intercâmbio rumo ao vôo cheio de experiências, aperfeiçoar outro Idioma, desbravar pontos turísticos e culturas diferentes da nossa.

     Às vezes temos medo de tentar e fracassar, mas se ficarmos neste ciclo nunca iremos sair do lugar. Sou extremamente grato ao Centro Paula Souza e a Etec Dr. Adail Nunes da Silva. Como costumo dizer, Etec abre portas.”

Derick Allan Araujo Cunha – 17 anos
Etec Dr. Adail Nunes da Silva – Taquarintinga – Técnico em Recursos Humanos

     “Minha história começa no final de julho, quando entrei no e-mail institucional para verificar os emails. Queria verificar se havia recebido alguma informação para o retorno às aulas, e aproveitar para fazer uma limpeza para começar o próximo semestre. 

     Dentre muitos emails recebidos um sobre o intercâmbio cultural me chamou a atenção e logo me lembrei da Professora Edilize que sempre me incentivou a participar das atividades extras que a Faculdade oferece, apesar da chance ser muito remota de conseguir a participação,tive vontade de me inscrever. Consultei meu esposo e meus dois filhos sobre a possibilidade do intercâmbio, pois eu iria ficar um mês fora de casa e não tinha ideia de como essa ausência poderia impactar a nossa vida familiar. Todos me apoiaram e me incentivaram a prosseguir com a inscrição. 

    Já havia participado do Desafio Jovem Empreendedor do SEBRAE (uma competição universitária realizada através de um game), e juntamente com uma equipe de amigas da faculdade conseguimos chegar na semifinal e foi muito emocionante, quase fomos viajar para Pernambuco onde seria a final da competição.

     Prossegui com a inscrição e segui em busca de conseguir um estágio que no momento era um enorme desafio para alcançar, uma vez que tenho 47 anos, estudo de manhã e sou sabatista. Com essas três objeções tinham poucas opções que eu pudesse aproveitar, com isso acabei não acompanhando muito de perto o processo do intercâmbio que prosseguia.

     Quando saiu a lista preliminar dos escolhidos, eu nem me lembrava mais que tinha me inscrito, e quando foi por volta das 12:00, meu celular começou a receber mensagens sem parar, estava dirigindo, indo almoçar. Quando consegui pegar o celular havia recebido muitas mensagens dos meus colegas me parabenizando por ter sido escolhida para o intercâmbio. A coordenadora Profª Priscila me enviou uma mensagem com a lista de pré-classificados, confirmando que era meu nome mesmo que estava escrito.

     Fiquei muito emocionada, não consegui acreditar, fui pega realmente de surpresa. Precisei sentar, respirar e na hora hora primeiramente agradeci a Deus por tamanha benção e logo em seguida liguei para o meu esposo para dar a notícia, estava com medo da reação dele, pois uma coisa é concordar com uma viagem que quase não havia possibilidade de acontecer e outra coisa bem diferente é certeza de que ela irá acontecer. Ele aceitou bem a notícia, toda minha família ficou feliz pela minha conquista.

    Estou muito feliz com a minha vida acadêmica na FATEC COTIA, tenho aprendido muito e realizado o sonho de obter uma graduação de nível superior e ainda fechar com chave de ouro minha passagem pela faculdade com a participação de um intercâmbio internacional. A realidade superou todas as minhas expectativas. Todos me perguntam pra onde eu vou, quando eu vou, agora essa a pergunta que escuto todos os dias nos corredores da faculdade.

     Agradeço imensamente a oportunidade de participar.”

Helaine Ferreira Costa – 47 anos
FATEC Cotia – Gestão Empresarial

Olá, em primeiro lugar quero agradecer a oportunidade que estou tendo de participar deste intercâmbio. Sou a Jaqueline, aluna do 5º Semestre de Gestão Empresarial da FATEC Jales, e estou muito feliz com essa conquista. Com toda a certeza posso dizer que está sendo um sonho que realizarei. Quando vi o meu nome na lista de classificados foi extremamente emocionante, estávamos em aula e a minha emoção contagiou a sala toda. Desde pequena tinha esse sonho como objetivo na minha vida e hoje com 33 anos, poder alcançar é surreal. 

Saber que é mérito meu, de muito esforço e dedicação que sempre tive ao longo do curso, me deixa realizada. Estou com tudo preparado para a viajem e aguardando as próximas etapas ansiosamente. Quero agradecer o incentivo do corpo docente da FATEC Jales, que sem isso não seria possível a realização do meu sonho.

Aqui na cidade de Jales, estou sendo motivo de orgulho na Faculdade, no trabalho, em casa e com os amigos. Isso me deixa mais focada nessa oportunidade que tenho, de passar por essa rica e vasta experiência. Até nos jornais da cidade fui notícia!

E novamente, obrigada de coração pela oportunidade! 

Jaqueline Oliveira – 33 anos
FATEC Jales – Gestão Empresarial

 “Olá, meu nome é Jonas e tenho 21 anos de idade. Entrei na Fatec no segundo semestre de 2021 para fazer o curso superior de Tecnologia em Fabricação Mecânica.

     Antes mesmo de começar a faculdade eu tinha a vontade de fazer um intercâmbio, mas esperava uma oportunidade chegar até mim. Graças a Deus surgiu uma ótima oportunidade do Centro Paula Souza e fui contemplado com está surpresa de ver meu nome na lista de classificados para fazer um intercâmbio.

     Por isso só tenho que agradecer a Deus e ao Centro Paula Souza pelo empenho em desenvolver os alunos oferecendo  oportunidades que talvez jamais imaginariam.”

Jonas Lucas Machado Sampaio – 21 anos
Fatec Sorocaba – Jose Crespo Gonzales – Superior Tecnologo em Fabricação Mecânica

“Olá pessoal, sou Jonathan Ramos Silva, aluno da Etec Takashi Morita, cursando Automação Industrial. Escolhi esse caminho após trabalhar na produção de uma fábrica, onde fui cativado pelos processos automatizados. Em apenas um semestre, me apaixonei pela área e decidi seguir nesse trajeto. Receber a notícia de ter sido selecionado para o Intercâmbio Cultural 2023 foi surpreendente e emocionante. O coordenador veio à sala para dar a notícia, e a reação positiva dos meus colegas me encheu de felicidade.

Estou ansioso para essa incrível oportunidade de intercâmbio, onde pretendo conhecer novas culturas, aprimorar meu inglês e viver experiências únicas. Tenho o desejo especial de explorar a Irlanda, um país que me encanta pelos relatos de pessoas que lá vivem.

Essa experiência será crucial para meu crescimento, especialmente no âmbito profissional. A automação exige conhecimento em inglês, e ter essa vivência internacional certamente destacará meu currículo, abrindo portas e proporcionando um diferencial valioso em futuras entrevistas. Estou ansioso para embarcar nessa jornada de aprendizado e descobertas.

Obrigado, ARInter, por essa oportunidade incrível!”

Jonathan Ramos Silva – 24 anos
Etec Takashi Morita – Santo Amaro – Técnico em Automação Industrial

Gostaria de expressar a minha alegria por ter a oportunidade de realizar o intercâmbio Cultural da ARInter CPS. Ao receber a notícia, chorei de felicidade. Ingressei em Gestão de Turismo em 2021, durante a pandemia, por incentivo da filha Ana Carolina Rodrigues Silva, formada em Tecnologia de Sistemas Biomédicos, atualmente cursando Automação Industrial na Fatec Osasco.

Estou com muita expectativa para ir à Argentina, será minha primeira viagem internacional. Considero o intercâmbio uma grande possibilidade de expansão cultural.”

Maria Cristina da Silva – 57 anos
Fatec São Paulo – Graduação em Gestão de Turismo

Essa viagem é um grande sonho! Assim que fiquei sabendo que teria chances fiquei realmente muito ansiosa, não aguentava mais esperar pela lista de classificados. Então ela saiu e foi um grande surto, posso dizer que minha mãe ficou mais feliz do que eu, mas em relação a expectativas elas estão muito altas, não vejo a hora de saber o destino e a data da viagem, pois ai sim minha ficha vai cair de verdade. 
E  ver o meu nome na lista de classificados foi uma mistura de sensações, fiquei muito feliz, depois triste, preocupada e com medo… pois é uma experiência nova, estou empolgada para passar por essa oportunidade!”

Mariana Barboza Francisco 
Etec Prof. Matheus Leite de Abreu 
2º ano – Técnico em Administração

“Bom, meu nome é Monique Bueno e eu tenho 17 anos e estudo na etec de Nova Odessa/SP, e vim contar um pouco de como foi para mim essa grande descoberta sobre o intercâmbio!

Estava em um dia de aula normal, e estava tudo correndo como os outros dias, a lista dos classificados já tinha saído, porém no dia nem me dei conta, no meio da aula a diretora da minha Etec me chama dizendo que queria conversar, e eu fui tranquila pensando que era algum assunto sobre os eventos que estavam tendo, e de repente ela fala que eu fui classificada pro intercâmbio, na hora me acabei de chorar e não tinha me dado conta do que estava acontecendo, fiquei super nervosa e ansiosa, meus amigos de sala vieram me abraçar e prestigiar, a sensação foi incrível!

Fiquei alguns dias nessa ansiedade e não sabendo o que estava acontecendo, lendo e relendo o documento com as informações, quais países, como funcionava o intercâmbio, as regras, para ter certeza do que realmente aconteceu, mais agora estou mais calma e a ficha já caiu que ganhei a oportunidade mais incrível da minha vida!

Sempre foi um dos meus maiores sonhos viajar pra fora e eu acompanho tudo que é relacionado a isso, adoro séries, vídeos, depoimentos e tours de pessoas que viajam e fazem intercâmbio, nunca pensei que iria tão cedo e que seria tão rápido assim! O apoio da minha família e amigos está sendo essencial e me ajudando e inspirando cada dia mais.

Eu espero muito e tô com expectativas altas e muito boas com tudo, quero muito aprender uma nova língua, cultura e países novos e acho que essa vai ser a oportunidade perfeita. Estou ansiosa e super feliz pela conquista e muito grata pelo o que aconteceu e pelas portas e oportunidades que vão se abrir para mim futuramente!”

Monique Bueno Carlos – 18 anos
Etec Ferrucio Humberto Gazzetta – Nova Odessa – Técnico em Recursos Humanos

“Olá, me chamo Naiara , quando vi meu nome na lista eu não acreditei, olhei várias vezes para acreditar, foi muito emocionante ,pois  sempre tive vontade de fazer intercâmbio, mas por conta de questão financeira, nunca tive a oportunidade, mas como universo é incrível, agora estou pronta para essa oportunidade, estou muito ansiosa para saber qual o país, mas independente do qual seja, quero aproveitar muito, esse intercâmbio vai ser uma experiência única.”

Naiara de Jesus Araujo – 29 anos
Etec Cerquilho – Técnico em Administração

“A oportunidade de realizar esse intercâmbio cultural pelo CPS é maravilhosa como abrir uma porta para outro mundo.

Diferente de alguns que já entraram com uma expectativa de participar da seleção para o intercâmbio eu não fazia ideia de que poderia ter essa oportunidade e só fiquei sabendo do intercâmbio nos últimos dois dias de inscrição e fiquei muito animada por ter sido selecionada como se fosse uma recompensa pelo meus esforços durante todo o período que estou na faculdade. Estou animada com a perspectiva de mergulhar em uma nova cultura, conhecer pessoas de diferentes origens e expandir meus horizontes.

As expectativas para essa viagem são altas, pois vejo o intercâmbio não apenas como uma chance de aprimorar meus conhecimentos, mas também como uma oportunidade única de crescimento pessoal e sair da minha zona de conforto desenvolvendo uma compressão mais profunda de outras culturas.


Essa experiência não apenas contribuirá para o meu desenvolvimento acadêmico, mas também para a construção de uma rede global de contatos. Estou ansioso para compartilhar minhas próprias experiências e aprender com os outros.

Nathani Raissa de Souza – 20 anos
FATEC Jaú – Pref. Octavio Celso P. de Almeida Prado – Superior em Logística

“Olá! Sou a Palloma Dias, tenho 23 anos e sou estudante de Análise e Desenvolvimento da FATEC Mogi das Cruzes, selecionada para o Intercâmbio Cultural 2023.

Lembro-me da expectativa e ansiedade antes do resultado da lista final. Quando eu vi meu nome, senti que todo o meu esforço, estudos, noites em claro valeram a pena naquele momento. Um sentimento de gratidão e muita alegria!  Minha família toda comemorou junto comigo e estamos curtindo todas as fases de preparação para a viagem!

Para mim, o intercâmbio vai ser muito importante. É um sonho que possuo desde minha adolescência e que se tornará realidade. É uma oportunidade única de crescimento pessoal e profissional, uma chance de conhecer novas culturas, conhecer pessoas de diferentes países, além de claro, aprimorar o inglês. Esta oportunidade representa não apenas um capítulo em minha jornada acadêmica, mas uma chance de crescer, aprender, vivenciar novas culturas e expandir os horizontes.

Agradeço de coração ao Centro Paula Souza / ARINTER / Fatec Mogi das Cruzes por tornar o meu sonho realidade e por todo apoio até aqui. Para mim, tudo está sendo incrível e às vezes parece que estou sonhando. Dentre as opções, quero muito que eu seja escolhida para embarcar para Inglaterra, conhecer os museus britânicos, ouvir de perto o sotaque da minha banda favorita (Beatles), além de estar pertinho da plataforma 9 ¾ .

Sei que vai ser uma experiência desafiadora, mas também sei que vai ser muito gratificante. Estou pronta para esse desafio e muito grata pela oportunidade!”

Palloma Dias Nascimento – 23 anos
FATEC Mogi das Cruzes – Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Prazer, sou a Rafaela Franco, tenho 19 anos e estudo Gestão Empresarial na Fatec de Bragança Paulista-SP. Sou ex “etecana”, formada em Técnico em Administração e Especialização em Gestão de Projetos.

Realizei a minha inscrição no período de prorrogação apenas para ver se quais eram as informações requeridas e por incrível que pareça é o processo mais fácil do mundo, não é necessário possuir o idioma avançado, o que faz todo sentido, visto que estamos nos inscrevendo para aprender e nos aperfeiçoar. 

Quando saiu o resultado, um colega de classe que também tinha se inscrito no intercâmbio me mandou uma mensagem no WhatsApp: “Oi, a Rafaela Franco que está na lista do intercâmbio é você?” e o sentimento de borboletas no estômago me dominou, entrei correndo no site da ARinter e lá estava meu nome. Uma mistura de alegria, euforia, emoção e gratidão. Mais uma vez os estudos me levando a lugares inimagináveis.

Minhas expectativas estão altíssimas em relação a conhecer lugares novos, pessoas novas com outras culturas e costumes, fazer amigos e compartilhar experiências. E claro, aprender o inglês da maneira mais eficiente de todas, que é praticando e estando em um lugar que é 100% outro idioma. 

Gratidão ao Centro Paula Souza e a ARinter. 🙏🏼 

Rafaela Franco das Neves Silva – 19 anos
Fatec Bragança Paulista – Jorn.Omair F de Oliveira – Gestão Empresarial

“Olá a todos, meu nome é Rafaela Siqueira Quintino, tenho 16 anos e sou aluna da primeira turma do Ensino Médio com Habilitação Profissional em Meio Ambiente da Etec São Mateus. Abaixo segue o meu depoimento: 

No meu primeiro ano na Etec, eu fui representante, e recebi um comunicado para repassar para a turma, o qual se tratava justamente sobre o intercâmbio cultural de 2022 para os segundos anos. Naquele dia eu fiquei extremamente curiosa a respeito desta oportunidade e como funcionava, já que nunca tinha ouvido falar a respeito. A partir de então, decidi me dedicar o máximo que eu pudesse para fazer dessa oportunidade uma realidade para mim. 

Sempre tive o sonho de ir para o exterior, mas ainda parecia um objetivo que estava distante, e que demoraria um certo tempo para alcançar. Felizmente, esse ano, após realizar o processo seletivo que consistia na análise das minhas notas e da minha frequência, eu recebi a notícia de que teria finalmente alcançado essa oportunidade. 

Foi uma conquista enorme para mim, e o que posso dizer é que quando vi meu nome na lista de classificados, conseguia pensar somente em uma palavra, gratidão. Obrigada a todos que tornaram isso possível, e principalmente aos meus pais e professores que me orientaram durante as etapas do processo, aos meus amigos que me deram apoio, e ao Centro Paula Souza e a Arinter, que fizeram desse sonho uma realidade.

Rafaela Siqueira Quintino – 16 anos
Etec São Mateus – Meio Ambiente – MTec/Novotec Integrado

Como aluna de escola pública, do lugar de onde vim, nunca realmente imaginei participar de um processo como esse e ganhá-lo. Foi um sentimento que jamais tive antes, sinto muita gratidão por ter sido selecionada como intercambista do programa, ja que o mesmo sempre foi meu sonho deixado de lado por outras obrigações da vida e por falta de condições.

Sei que essa é uma oportunidade única e muito especial. Quando me inscrevi no processo não acreditei que passaria, porém quando vi meu nome na primeira lista não oficial meus olhos encheram de lágrimas, e meus sentimentos afloraram.

Sou muito grata especialmente ao meu melhor amigo que me mostrou o programa e aos meus pais que sempre me ajudaram com tudo que sempre precisei.

Hoje, alguns meses depois de ser oficialmente selecionada, ainda não acredito em tudo isso, e como eu vou do lugar que eu nasci pro mundo de um dia pro outro, ainda não acredito que tive essa grande chance na minha vida, e que venham muitas outras…

Obrigada, ARInter

Sofia Naberesny Rech – 16 anos
Etec Pref. Braz Paschoalim – Jandira – Recursos Humanos – MTec/Novotec Integrado

“Olá meu nome é Stefani tenho 31 anos curso o Tec. em Contabilidade, estou muito feliz com essa conquista, toda a minha dedicação e desempenho foram alcançados e agraciados por Deus através desse intercambio.

Sempre tive um sonho de poder estudar fora do país, quando fiquei sabendo que o Centro Paula Souza proporcionava essa oportunidade não pensei duas vezes em me inscrever, é claro que depois vem as inseguranças de estar concorrendo com várias outras pessoas que poderiam ter mais chances. A minha rotina é acorda as 5:00am e dormir 00:00ap todos os dias (casa/trabalho/escola/academia), isso me trouxe vários questionamentos sobre a minha capacidade de poder conseguir a classificação já que a maioria dos inscrito poderiam ser apenas estudantes que não trabalhava.

Tracei dois objetivos: primeiro era não faltar em hipótese alguma e a segunda me dedicar um pouco mais nas matérias que eu tivesse dificuldades, e assim foram os meses me dedicando, estudando quando chegava em casa para reforça a matéria, eu tinha bem claro na minha mente que eu queria aquela bolsa que essa era a oportunidade que eu tanto sonhava, até que um dia chega uma professora na porta da minha sala perguntando o meu nome, e me falando que eu tinha me classificado, na hora fiquei sem reação sem acreditar, um mix de sentimento foram surgindo, a mãos começou a tremer, eu não acreditei na hora porque eu estava esperando receber o e-mail da confirmação do classificação, e a professora falando me explicando, a notícia me pegou desprevenida, ai quando saiu o edital da confirmação lá estava meu nome STEFANI MARINHO ROCHA, aí desmoronei, fiquei grata, orgulhosa pelo meu desempenho, aquele sentido de Eu Conseguir, de realização, passa um filme na cabeça de todo o semestre que me fizeram chegar até ali.

Chegando em casa agradeci a Deus por ter me orientado durante todo o semestre, pois foi um período que aconteceram alguns problemas particulares, mais que eu persisti e não desistir daquilo que eu tinha como objetivo.  Aqui estou ansiosa para embarcar nessa nova jornada, que me proporcionará um conhecimento, uma experiencia absurda tanto na minha vida pessoal como no profissional.

Stefani Marinho Rocha – 31 anos
Etec Prof. Eudécio Luiz Vicente – Adamantina – Técnico em Contabilidade

“Olá! me chamo yanni, tenho 19 anos. acredito que fazer aulas de inglês foi uma das primeiras decisões que eu tomei quando pequena, então, aos 7 anos de idade eu comecei a minha jornada com o aprendizado do idioma. Foi uma experiência incrível, eu sempre fui fascinada pela língua, pelas músicas, pelos filmes… era literalmente tudo em inglês!! 

Completei todo o curso, hoje sou fluente!! já fiz exames como o TOEFL em 2020 e o TOEIC agora este ano. Também fiz o curso pra dar aula de inglês, na mesma escola em que me formei!! Ministrei aulas desde 2020 até o primeiro semestre de 2023, para crianças, adolescentes e adultos, no formato presencial, on-line e híbrido!!

Tudo contribui para ser quem eu sou hoje!! Mas tudo isso não pode parar por aqui… com toda essa bagagem, sempre foi um sonho meu viajar para o exterior, mas infelizmente não tinha dado certo… até o momento!! 

Entrei na Fatec Garça no primeiro semestre de 2020, cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas!! Embora dispensada das aulas de inglês, era muito amiga da teacher, e foi através dela que fiquei sabendo do intercâmbio cultural.  Confesso que tudo parecia irreal é difícil de acreditar, mas foi com o suporte da minha família, da minha namorada e da teacher que aqui estou eu!! 

Não tenho palavras pra descrever a minha felicidade quando vi meu nome na lista. Finalmente um sonho se tornando realidade!! Sou imensamente grata pela oportunidade. 
Deixo meus sinceros agradecimentos!”

Yanni Takamori Dorileo – 19 anos
FATEC Garça – Análise e Desenvolvimento de Sistemas

“Meu nome é Yasmin, e estudo na ETEC Elias Nechar. Ao tomar conhecimento da oportunidade de intercâmbio para um país de língua inglesa, fiquei muito interessada. A diretora da instituição explicou o funcionamento do processo e quem poderia realizar a inscrição. Resolvi arriscar e ver se poderia realizar esse antigo sonho, porém, sem muita esperança de ser escolhida.

Quando saiu a lista preliminar, não estava acompanhando de perto o processo. Ao chegar na sala, meus colegas começaram a me parabenizar, e eu não compreendia o que estava acontecendo. Ao receber a notícia, fiquei completamente em choque. Eu queria muito essa chance, sentia como se estivesse sonhando e não acreditava que poderia ser contemplada.

Após a divulgação da lista definitiva, fiquei extremamente feliz, pois essa é, provavelmente, a minha única oportunidade de aprender a língua inglesa e conhecer outro país. O intercâmbio tem sido um sonho desde muito nova. Sempre acompanhei pessoas que passaram por esse processo e vivenciaram experiências incomparáveis. Ao ver a oportunidade, senti que poderia ter a possibilidade de passar pelas mesmas.

Minha principal expectativa é a melhoria do meu inglês, onde o contato íntimo com o idioma me permitirá compreender melhor, aprimorar e adquirir um vocabulário enriquecido e dinâmico. Sem contar as visitas turísticas e históricas que tentarei realizar no país escolhido.”

Yasmin Barbosa Barata – 23 anos
Etec Elias Nechar – Catanduva – Técnico em informática para internet.


Veja mais na playlist de depoimentos em nosso canal do youtube