O Centro Paula Souza (CPS) é uma autarquia do Governo do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Administra 223 Escolas técnicas (Etecs) e 73 Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais, com mais de 300 mil alunos em nível técnico e superior.
As Etecs possuem cerca de 224 mil estudantes matriculados nos Ensinos Médio em 185 cursos. Já as Fatecs atendem cerca de 85 mil alunos em 81 cursos superiores em 10 eixos tecnológicos, como Construção Civil, Tecnologia da Informação e Comunicação, Turismo e eventos, entre outras.
Além da graduação, o CPS oferece cursos de pós-graduação, atualização tecnológica e extensão.
O CPS foi criado pelo decreto-lei de 6 de outubro de 1969, na gestão do governador Roberto Costa de Abreu Sodré (1967 – 1971), como resultado de um grupo de trabalho para avaliar a viabilidade de implantação gradativa de uma rede de cursos superiores de tecnologia com duração de dois e três anos.
Em 1970, começou a operar com o nome de Centro Estadual de Educação Tecnológica de São Paulo (CEET), com três cursos na área de Construção Civil (Movimento de Terra e Pavimentação, Construção de Obras Hidráulicas e Construção de Edifícios) e dois na área de Mecânica (Desenhista Projetista e Oficinas). Era o início das Faculdades de Tecnologia do Estado. As duas primeiras foram instaladas nos municípios de Sorocaba e São Paulo.