Concurso de Culinária: massa criativa dentro da tradição italiana

No último dia 24/10/2022 ocorreu a final do Concurso de Culinária: massa criativa dentro da tradição italiana, promovido pela Assessoria de Relações Internacionais do CPS em parceria com o Italian Culinary Institute of Foreigners ICIF, […]

1 de novembro de 2022 5:50 pm Destaque, Notícias

No último dia 24/10/2022 ocorreu a final do Concurso de Culinária: massa criativa dentro da tradição italiana, promovido pela Assessoria de Relações Internacionais do CPS em parceria com o Italian Culinary Institute of Foreigners ICIF, seis professores de Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais distribuíam-se pelas bancadas do laboratório do curso técnico de Gastronomia e Nutrição da Etec Santa Ifigênia.

Do outro lado da porta estavam os jurados –  especialistas e jornalistas da área –, que avaliariam a criação de cada docente finalista do 4º Concurso de Gastronomia Uma massa criativa dentro da tradição italiana. O vencedor teria muito o que comemorar, a prova renderia ao primeiro colocado uma bolsa de estudos de duas semanas de curso teórico e onze semanas de estágio na sede do Icif, no Castelo de Costigliole d’Asti, em Piemonte, região ao norte da Itália.

Gustavo Castro, o último professor a apresentar seu prato, trouxe para a massa os sabores da Amazônia e venceu na contagem final dos jurados, que pontuavam a originalidade da receita e sua apresentação, além de sabor e gosto.

Paixão pelos estudos

O prato Tagliatelle – O encontro da Itália com o Amazonas traz molho de tucupi com creme de leite de castanha de caju e camarões. O autor da receita tem ascendência italiana, mas nasceu em Fartura, na divisa de São Paulo com o Paraná, e é docente de Gastronomia e Nutrição e Dietética na Etec Santa Ifigênia desde 2016. Quando ainda fazia sua graduação, ganhou um concurso de panificação em Portugal, o que lhe rendeu um curso no país. A ida para a Itália, que deve acontecer em 2023, não lhe abre o apetite para abrir um restaurante, mas para começar um mestrado.

Gustavo deu entrada no pedido de cidadania italiana há onze anos. Há menos de uma semana, o Consulado Geral da Itália o chamou para finalmente apresentar a documentação.

Na segunda-feira, depois dos aplausos ao final da premiação, ele mal conseguiu comemorar. “Tenho que dar uma aula agora”, desculpou-se, e correu ao encontro dos alunos.

Compartilhe


Veja também