English English French French Korean Korean Portuguese Portuguese Spanish Spanish

O Centro Paula Souza (CPS) é um Instituto de Ciência e Tecnologia do Governo do Estado de São Paulo, Brasil. Esta instituição pública é responsável pela gestão de 224 Escolas Técnicas (Etecs) e 74 Faculdades Estaduais de Tecnologia (Fatecs), com mais de 322 mil alunos matriculados.

1º Seminário Internacional de Empregabilidade e Empreendedorismo vem do anseio em ampliar a pesquisa com instituições de renome que se dedicam ao estudo e prática de ações voltados ao empreendedorismo e empregabilidade. 

Esse Seminário tem como tema a Análise Multifatorial da Empregabilidade e Empreendedorismo do Egresso, assim o objetivo é dialogar e promover a troca de práticas, concepções teóricas e metodológicas acerca de indicadores de empreendedorismo e empregabilidade do egresso com os parceiros internacionais. O Seminário ocorrerá por meio virtual nos dias 03 e 04 de outubro de 2022.

Programação

A prof. Emilena Lorenzon, vice-diretora superintendente, apresentará os projetos de Empregabilidade e de Empreendedorismo do Egresso do CPS

13h10 às 13h40 (UTC – 3)

Mesa: O ensino de inovação e empreendedorismo tecnológico na Universidade de Porto

Palestrante: Prof. João José Pinto Ferreira, Universidade do Porto.


13h40 às 14h10 (UTC – 3)

Mesa: Empreendedorismo e o ecossistema das encubadoras do politécnico de Castelo Branco. Estudos com associações regionais

Palestrante: Prof. Luís Manuel do Carmo Farinha, Instituto Politécnico de Castelo Branco.


14h10 às 14h40 (UTC-3)

Palestra: Apresentação dos estudos sobre empregabilidade e os questionários do Egresso. Qualidade do emprego. Rede Alumni.

Palestrante: Prof. Cristina Maria Pinto Albuquerque, Universidade de Coimbra.


14h40 às 15h10 (UTC-3)

Mesa: Empregabilidade

Palestrante: Prof. Elton Eustáquio Casagrande, UNESP.

10h00 às 10h30 (UTC – 3)

Mesa: Mulheres empreendedoras: as experiências no Seneca College

Palestrante: Prof. Chris Dudley, Seneca College.


10h30 às 11h00 (UTC – 3)

Mesa: Práticas para a empregabilidade – o caso do Instituto Politécnico de Setúbal

Palestrante: Prof. Carlos Mata, Instituto Politécnico de Setúbal.


11h00 às 11h30 (UTC – 3)

Mesa: Cocriação de inovação – Criando valor às regiões: Casos de inovação e inovação social 

Palestrante: Prof. Susana Rodrigues, Instituto Politécnico de Leiria


11h30 às 12h00 (UTC – 3)

Mesa: Promoção do empreendedorismo do Instituto Politécnico de Setúbal. Relato da jornada empreendedora

Palestrante: Prof. Luísa Carvalho – Instituto Politécnico de Setúbal


Palestrantes

Vice-Presidente do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) com as pastas da Empregabilidade; Rede Alumni; Relacionamento com a Comunidade externa; Sustentabilidade; Cultura; e o Marketing e Comunicação. Professor Adjunto do Departamento de Contabilidade e Finanças na Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal  É mestre e doutorando em Gestão. Membro do Centro de Investigação em Ciências Empresariais do IPS, tendo focado a sua investigação nos domínios da responsabilidade social e sustentabilidade, do controlo de gestão, contabilidade e relato ambiental. Autor de livros e de capítulos de livros e publicações em revistas nacionais e internacionais.

Chris Dudley tem mais de 35 anos de experiência combinada em negócios corporativos, empreendedorismo e como administrador acadêmico. Durante sua carreira de negócios corporativos, ele ensinou em uma variedade de cursos de negócios e de gestão no nível superior por 10 anos. Em 2002, Chris seguiu sua paixão pela educação e aceitou um cargo de Cátedra Acadêmica supervisionando a programação de Educação Continuada no Centennial College. Em 2007, Chris aceitou um cargo no Seneca College com responsabilidades pela programação de estudos em tempo integral em Gestão de Negócios. Em 2014, Chris assumiu o cargo de diretor fundador da HELIX, incubadora de empreendedorismo no campus do Seneca College. A HELIX ajudou a acelerar mais de 650 novos empreendimentos e engajou mais de 26.000 pessoas em treinamento em inovação. A formação educacional de Chris inclui um Diploma em Marketing Avançado, um Bacharelado em Administração e um Mestrado em Administração de Empresas.

Docente da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra nos domínios das Políticas Públicas, Ética, Empreendedorismo e Planeamento Estratégico. Tem participado em diversos projetos de investigação e extensão, quer no domínio do empreendedorismo social e da inovação e desenvolvimento, quer no âmbito de estudos diagnósticos e avaliativos.

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Londrina (1987), mestrado em Economia de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – SP (1993), doutorado em Economia de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – SP (2000) e (Bolsa Sanduíche) – Washington University in St. Louis (1995/1996). Tem estágio docente no Instituto Politécnico Viana do Castelo em Viana do Castelo, Portugal (2016) na área de empreendedorismo. Atualmente é professor assistente doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho no Departamento de Economia da FCLAr e do Programa de Pós-graduação em Administração (com foco em Agroindústria) da FCAV/Unesp/Jaboticabal. Tem experiência na área de Economia Aplicada atuando principalmente nos seguintes temas: 1) Teoria do Investimento e Economia Financeira; 2) Indicadores de Desenvolvimento Regional; 3) Finanças Corporativas e Estratégias Empresariais.Atua em projetos empresariais nas áreas de Finanças e Orçamento; Planejamento Estratégico e Medidas de Desempenho. Desenvolve atividades com captação de recursos a partir de projetos empresariais. Curso em EaD em Plataforma com Mentoria: https://eventos.funep.org.br/Eventos/Detalhes#/exibir/3300

Doutora em Ciência da Informação com ênfase na Organização da Informação e Conhecimento pela Unesp de Marília, Mestre em Engenharia de Produção pela Ufscar, Especialista em Uso estratégico das Tecnologias em Informação e Graduada em Biblioteconomia e Documentação, ambas pela Unesp de Marília. Possui vasta experiência profissional em análise e elaboração de projetos de inovação para empresas e outras Instituições. Especialista em captação de recursos financeiros junto aos organismos de incentivo a Inovação e as fontes de financiamento brasileiras e internacionais.

Emilena Lorenzon Bianco assumiu o cargo de vice-diretora-superintendente do Centro Paula Souza (CPS) em março de 2019.  Neste período, lecionou na Fatec Jahu e coordenou o Núcleo de Inteligência Competitiva da Agência Inova Paula Souza. Em 2018 dedicou-se às gestões para implantação da Fatec Matão.

Com mais de 18 anos de experiência na elaboração e gerenciamento de projetos de inovação e investimentos, também foi gestora do núcleo operacional para o programa de qualificação de empresas para exportação da APEX-Brasil em parceria com a Fundunesp na região de Jaú, Bauru, Botucatu e Marília.

É especialista em financiamento e fomento para inovação e captação de recursos financeiros de longo prazo e em benefícios da lei do bem.  

Professor Associado no Departamento de Engenharia e Gestão Industrial da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Fundador do “Journal of Innovation Management” www.open-jim.org -SCOPUS 2021.

Vice-Presidente do Instituto Politécnico de Setúbal com as pastas da Investigação e Desenvolvimento, Inovação, Empreendedorismo e Mobilidade Internacional. Professora coordenadora do Departamento de Economia e Gestão na Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal

Professora convidada da Universidade de São Paulo – Brasil, lecionando no Programa de Doutoramento em Administração das Organizações. Doutora em Gestão pela Universidade de Évora (2008). Investigadora do Centro de Estudos de Formação Avançada em Gestão e Economia (CEFAGE) da Universidade de Évora.

Exerce a sua atividade docente e de investigação no domínio do empreendedorismo, inovação e sustentabilidade. É autora de mais de 20 livros nacionais e internacionais e tem várias publicações em revistas nacionais e internacionais. É ainda membro de diversos projetos de investigação nacionais e internacionais. Integra diversas comissões cientificas de conferências, jornais e revistas internacionais.

Luís Farinha é doutor em gestão (com a tese intitulada “Redes de Inovação e Empreendedorismo como Motores da Competitividade Global”). É Professor Adjunto e Vice-Presidente no Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) e Professor Auxiliar e Investigador Associado no NECE – Centro de Investigação em Ciências Empresariais (Universidade da Beira Interior-UBI), em Portugal. É Vice-Presidente da InovCluster – Associação do Cluster Agro-alimentar do Centro, e Presidente do Conselho Fiscal da CATAA – Associação Centro de Apoio Tecnológico Agro-alimentar de Castelo Branco, em Portugal. É avaliador de projectos de inovação pela ANI – Agência Portuguesa de Inovação e é membro da rede nacional de mentores da Agência Portuguesa para a Competitividade e Inovação. A sua investigação sobre empreendedorismo foi apresentada em numerosas conferências internacionais e publicada em revistas internacionais de alta qualidade.

Susana Rodrigues, Professora Coordenadora da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do Politécnico de Leiria. Doutorada em Gestão Estratégica pela Universdade do Reino Unido.



Entre em contato

Centro Paula Souza
Assessoria de Relações Internacionais

CPS – Administração Central
Rua dos Andradas, 140 – Santa Ifigênia
CEP 01208-000 – São Paulo – SP

informacao.arinter@cps.sp.gov.br

Telefone:
+55 11 3324-3300

Horário de funcionamento:
Seg. a Sex. das 09h às 18h

Use o informacao.arinter@cps.sp.gov.br para enviar sugestões, esclarecer dúvidas ou fazer elogios.
Tel: (11) 3324-3326

Find us on socials