
A Assessoria de Relações Internacionais (ARInter) do Centro Paula Souza, em parceria com a SNA Educa – Corporación Educacional de la Sociedad Nacional de Agricultura (Chile) e a PREPA UDEM – Escuela Preparatoria da Universidad de Monterrey (México), apresenta o e-book:
Uma obra que reúne experiências reais de internacionalização da educação por meio da aprendizagem colaborativa online, conectando estudantes e docentes do Brasil, Chile e México em projetos inovadores, interculturais e transformadores.
Ou leia on-line aqui no site da ARInter:
Publicado pelo Centro Paula Souza em 2026, o e-book documenta quatro anos de experiências do Programa de Aprendizagem Colaborativa Internacional (PROCIN), reunindo projetos desenvolvidos entre instituições de ensino do Brasil, Chile e México.
A publicação apresenta relatos de docentes e estudantes que participaram de projetos internacionais colaborativos voltados ao ensino médio, técnico e tecnológico, demonstrando como a internacionalização pode ser integrada ao cotidiano escolar por meio de metodologias inovadoras e ferramentas digitais.
Conheça projetos desenvolvidos em parceria entre instituições dos três países, envolvendo áreas como:
O livro apresenta relatos completos sobre:
As experiências compartilhadas evidenciam o desenvolvimento de competências essenciais para o século XXI, como:
O PROCIN é uma iniciativa da Assessoria de Relações Internacionais (ARInter) do Centro Paula Souza, desenvolvida em parceria com instituições internacionais e inspirada na metodologia COIL – Collaborative Online International Learning.
O programa promove projetos colaborativos online entre estudantes e docentes de diferentes países, permitindo vivências interculturais sem necessidade de mobilidade física.
Seu principal objetivo é ampliar o acesso à internacionalização educacional, especialmente para estudantes do ensino médio e técnico.
O PROCIN fortalece o conceito de “internacionalização em casa”, utilizando ferramentas digitais para integrar dimensões internacionais ao currículo escolar e proporcionar experiências globais acessíveis, inclusivas e democráticas.
Por meio do programa, estudantes:
Projetos desenvolvidos entre instituições do Brasil, Chile e México, em diferentes áreas do conhecimento.
O Centro Paula Souza administra Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) em todo o estado de São Paulo, atendendo mais de 300 municípios e mais de 316 mil estudantes.
Parceira internacional do PROCIN em iniciativas voltadas à internacionalização, interculturalidade e aprendizagem colaborativa online. Atua como uma instituição de ensino médio de excelência, focado na formação integral e internacional de jovens, preparando-os para o ensino superior e para a vida profissional
Instituição chilena sem fins lucrativos, fundada em 1976, que atua na educação técnico-profissional com foco no desenvolvimento rural. Ela é responsável pelo desenvolvimento de projetos colaborativos internacionais envolvendo educação técnico-profissional no Chile.
Projeto colaborativo envolvendo sustentabilidade, alimentação saudável e cultivo de plantas alimentícias não convencionais entre estudantes brasileiros e chilenos.
Projeto internacional voltado à conscientização socioambiental sobre o uso do glifosato, envolvendo pesquisa científica, produção de materiais educativos e debates interculturais.
Experiência intercultural entre estudantes brasileiros e mexicanos voltada à produção colaborativa de conteúdos e estratégias de marketing digital.
A obra demonstra que a internacionalização da educação pode ser:
Mais do que relatar projetos, o livro apresenta caminhos concretos para transformar salas de aula em espaços de diálogo global, inovação pedagógica e construção coletiva do conhecimento.
“O Procin se apresenta como uma iniciativa inovadora, associada a diversas outras qualidades formativas. Todos aprendem, compartilham e demonstram o quanto é possível construir bons caminhos dentro de nossa aldeia global.”
— Lucilia Guerra
Superintendência de Desenvolvimento de Materiais Educacionais e Programas Pedagógicos
A internacionalização da educação começa com conexões, colaboração e troca de experiências.
O PROCIN demonstra que é possível aproximar culturas, construir soluções coletivas e desenvolver competências globais sem sair da sala de aula.
