Etec Jandira e Fatec Jundiaí vencem o Concurso Altar Día de Muertos 2019

A Assessoria de Relações Internacionais (ARInter) em parceria com o Consulado Geral do México em São Paulo anunciaram os vencedores do 2º Concurso Cultural Altar Día de Muertos: Etec de Jandira e Fatec de Jundiaí. […]

2 de novembro de 2019 5:11 pm Notícias

O desafio era o de montar altares dedicados aos mortos, dentro das tradições das comemorações mexicanas. O concurso teve 117 grupos inscritos, destes sete foram selecionados entre Etecs e Fatecs e montados na sede do Centro Paula Souza na capital. Um júri escolheu os dois vencedores que serão expostos no Memorial da América Latina e no Consulado do México.

O altar da Etec de Jandira, do grupo “Eco Ama Frida”, trouxe a conscientização para a preservação da floresta Amazônica com homenagens a Dorothy Stang e Chico Mendes. Já o altar da Fatec de Jundiaí, do grupo “Muerto de Risa”, homenageou o comediante brasileiro Mazzaropi e o ator mexicano Cantinflas. Os altares deveriam ser decorados com oferendas, arco de flores, cruz, velas e lanternas e caveiras.

Os dois vencedores serão expostos no Memorial da América Latina a partir de 2 de novembro, durante a Festa do Día dos Muertos junto com os altares da Etec Polivalente de Americana (2º lugar) e Fatec Barueri (3º lugar). Já os trabalhos da Etec Santa Ifigênia e Etec de Rosa Perrone Scavone, de Jandira, que ficaram em 4º lugar serão montados na Assembleia Legislativa (ALESP) nos dias 4 a 8 de novembro.

O júri foi composto por três representantes indicados pelo Consulado do México, Arthur Jorge, Serena e o cônsul Raul Bolaños, além de representantes do CPS como a Ana Raquel, da Cetec e Gleise Clara, da Asscom.

A Assessoria de Relações Internacionais agradece todos os alunos e professores de Etecs e Fatecs que participaram do concurso, promovendo a arte e a cultura em suas unidades.