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Processo Seletivo de Docentes das Etecs para o Programa de Aprendizagem Colaborativa Internacional (PROCIN) – 1º Semestre de 2026

A Assessoria de Relações Internacionais do Centro Paula Souza (ARInter) torna pública a abertura das inscrições para o Processo Seletivo de Docentes das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) que desejam participar da edição do 1º semestre […]

24 de outubro de 2025 8:52 am Eventos, Manchete, Notícias

A Assessoria de Relações Internacionais do Centro Paula Souza (ARInter) torna pública a abertura das inscrições para o Processo Seletivo de Docentes das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) que desejam participar da edição do 1º semestre de 2026 do Programa de Aprendizagem Colaborativa Internacional (PROCIN), conforme o Edital ARI nº 076/2025.

O PROCIN tem como objetivo promover experiências de internacionalização e intercâmbio virtual entre docentes e estudantes das Etecs e instituições de ensino estrangeiras, por meio de projetos de aprendizagem colaborativa desenvolvidos em conjunto.

Nesta edição, os projetos serão realizados em parceria com a Escola Preparatória (PREPA) da Universidad de Guadalajara (UdeG), no México. Os docentes selecionados terão a oportunidade de vivenciar uma experiência intercultural única, integrando práticas pedagógicas inovadoras e colaborativas em suas salas de aula.


🧩 Objetivos do Programa

O PROCIN visa ampliar o alcance da internacionalização no Centro Paula Souza, incentivando a troca de saberes, o desenvolvimento de competências interculturais e o fortalecimento de práticas educacionais integradas entre o Brasil e outros países.

Por meio da colaboração virtual, docentes e estudantes das Etecs participam de projetos conjuntos com professores e turmas estrangeiras, desenvolvendo atividades que estimulam o pensamento crítico, a comunicação intercultural e a cooperação acadêmica internacional.


📚 Etapas do Programa

O PROCIN se desenvolve em três fases principais, realizadas ao longo do primeiro semestre de 2026:

  1. Fase de Capacitação:
    Formação docente em competências interculturais e desenvolvimento do projeto colaborativo em pares.
    • 1ª Etapa: Formação intercultural e definição de pares – 09 e 10 de fevereiro de 2026
    • 2ª Etapa: Desenvolvimento e apresentação dos projetos – 24 e 25 de fevereiro de 2026
  2. Fase de Desenvolvimento do Projeto:
    Aplicação dos projetos colaborativos junto às turmas das Etecs e da instituição parceira – março e abril de 2026
  3. Fase de Finalização:
    Entrega de relatórios e resultados finais, com encerramento das atividades – maio de 2026

Os docentes participantes receberão certificação total de 80 horas, sendo 40 horas certificadas pela Coordenadoria Geral do Ensino Médio e Técnico (CGETEC) e 40 horas pela Assessoria de Relações Internacionais (ARInter).


👩‍🏫 Vagas e Público-Alvo

Serão oferecidas 5 (cinco) vagas para docentes das Etecs.

Podem se candidatar professores que:

  • Lecionem componentes curriculares do Ensino Médio com Itinerário Formativo, Ensino Médio Integrado ao Técnico (M-Tec/M-Tec-Pi), Articulação da Formação Profissional Média e Superior (AMS) ou Intercomplementar;
  • Possuam contrato ativo que abarque todo o período de execução do programa;
  • Tenham disponibilidade de tempo compatível para o desenvolvimento das atividades;
  • Não estejam em situação funcional de licença saúde ou licença gestante.


🗓️ Período e Procedimentos de Inscrição

As inscrições estarão abertas de 23 de outubro até as 23h59 do dia 17 de novembro de 2025.

O docente deverá realizar duas etapas obrigatórias de inscrição:

1️⃣ Inscrição no Sistema ARInter:
Acesse https://arintersql.azurewebsites.net/form2.aspx
Selecione o tipo de inscrição “Professor Etec” e o Edital ARI nº 076/2025.

2️⃣ Preenchimento do Formulário Microsoft:
Acesse https://forms.office.com/r/TWd1ZDDUV4
Informe os dados solicitados sobre carga horária, disponibilidade, eixo tecnológico e componente curricular em que deseja desenvolver o projeto.


🧮 Critérios de Classificação

A classificação dos candidatos será baseada na análise de aderência entre o componente curricular do docente e os projetos colaborativos da instituição parceira, considerando:

  • Aderência das bases tecnológicas do componente curricular;
  • Alinhamento do curso e eixo tecnológico;
  • Disponibilidade de carga horária para execução do projeto.

A familiaridade com a língua espanhola será considerada critério de desempate.


O resultado final será divulgado na página de editais abertos da ARInter:
👉 https://arinter.cps.sp.gov.br/editais-abertos/

📩 Dúvidas e Contato

Em caso de dúvidas, os candidatos poderão entrar em contato exclusivamente pelo e-mail:
📧 capacitacao.arinter@cps.sp.gov.br

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