Institucional

A Assessoria de Relações Internacionais do Centro Paula Souza

Diante do novo contexto da educação pública do Brasil, e com a acentuação dos processos de globalização e integração regional nos mais diversos âmbitos, é fundamental a compreensão do papel das Relações Internacionais no que se refere à Educação Pública e, especificamente, à Educação Profissional e Tecnológica no Brasil.

Em consonância com esses processos, o Centro Paula Souza (CPS) cumpre um papel importante para o fomento da Educação Profissional e Tecnológica do estado e do país, materializado por meio dos programas e políticas específicas para o setor. Dentre elas, destacam-se a expansão do CPS no que tange a ampliação da oferta de cursos técnicos e tecnológicos oferecidos pelas escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs), e a ênfase na formação humana e cidadã como complementação da formação técnica, dentre outras.

As Relações Internacionais representam condições fundamentais para o desenvolvimento institucional e dos cidadãos, em especial, quando se trata da temática educacional, com relevantes aspectos científicos e tecnológicos. Torna-se essencial conhecer experiências de outros países, buscando o diálogo entre culturas, permitindo a compreensão das diferenças, a troca de conhecimentos e o estímulo à solidariedade e à cultura da paz.

Atualmente, a complexidade do contexto global requer a formação de profissionais com visão geral de mundo, mas, ao mesmo tempo, com habilidades específicas. Essa realidade gera necessidade de mudanças nos projetos educacionais, referentes à formação de trabalhadores que atendam a este novo panorama mundial, relacionado ao processo de globalização.

Dessa forma, são muito importantes os benefícios gerados pelo intercâmbio de alunos, professores e técnicos administrativos com instituições parceiras de outros países. Além disso, os projetos de cooperação internacional permitem um conhecimento mútuo em pesquisas, o desenvolvimento de tecnologias, sistemas de ensino e formação pedagógica, além de gerar visibilidade internacional às ações do Centro Paula Souza.

Conheça a Política Linguística Institucional do Centro Paula Souza.